Programa de Internacionalização da Universidade Federal Fluminense

Translate:

Pesquisas de Destaque

Research Highlights

Fernanda Sánchez participa do projeto de pesquisa “Porto Maravilha – sujeitos, narrativas e disputas de lugar no grande projeto urbano: entre o branqueamento e a reinvenção”, que busca testar a hipótese do “branqueamento” do território, associado ao processo de renovação urbana, promovida em contexto de preparação da metrópole do Rio de Janeiro para grandes eventos. Veja no vídeo os processos que articulam, de modo transversal, desigualdade, raça, território e produção do espaço, a partir de grandes operações urbanas, em cidades como Rio de Janeiro, Chicago, Montreal e Barcelona.

Fernando da Silva é docente do Departamento de Química Orgânica e trabalha na fabricação de moléculas de baixo peso molecular como carboidratos, heterociclos, diazocompostos, triazóis e quinonas. Veja no vídeo a importância da pesquisa de base na busca de novos candidatos a remédios para diversas doenças como câncer, antivirais, antibacterianos e doenças negligenciadas.

Letícia de Oliveira é professora da Universidade Federal Fluminense e estuda a interação, emoção e atenção no cérebro humano. Desenvolve trabalhos na interface entre ciência básica e clínica, especialmente no estudo de transtornos de ansiedade e humor com neuroimagem. Neste vídeo a professora falará sobre sua pesquisa de inteligência artificial aplicada ao atendimento psiquiátrico.

Eduardo Uchôa desenvolve algoritmos que otimizam o roteamento de veículos, ou seja, o cálculo que gera mais entregas, em menos tempo e consumindo menos recursos. Segue o vídeo para entender como o projeto do professor tenta solucionar os problemas relacionados a transportes e o roteamento de veículos.

A área de jogos e realidade virtual tem provocado um grande impacto na forma de transmitir conhecimento, educação e envolvimento social. Diversas escolas e instituições estão usando estas tecnologias para uma educação mais moderna e elaborada. A inteligência artificial tem um enorme impacto na vida e no modelo de negócios de toda a população do século XXI. Veja, no vídeo, como o professor Esteban Clua e sua equipe do do Media Lab atuam na área de games, realidade virtual e inteligência artificial e desenvolvem diversos projetos com empresas do setor.

Maria Cristina Silva Boeres pesquisa soluções do problema relacionados à minimização dos tempos de execução das aplicações na nuvem e de seus custos financeiros, assim como questões referentes ao ambiente e aplicações do escalonamento dinâmico das aplicações, tolerância a falhas, métodos eficientes de compartilhamento de recursos entre essas aplicações.

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »